Connect with us

Sociedade

Um terço da população mundial está em risco de desenvolver tuberculose – OMS

Published

on

De acordo com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial está em risco de desenvolver tuberculose, há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

Em Angola, o presidente do Sindicato dos Médicos, Adriano Manuel, denuncia “a falta de medicamento em algumas unidades hospitalares para o tratamento da doença”, disse hoje, 24 de Março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

A data foi criada em 1982 pela OMS em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de Março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Abandono de tratamento

E mais de trezentos pacientes abandonaram a terapia da tuberculose na província Huíla durante o ano de 2023, no Hospital Sanatório do Lubango, que observa um aumento de 153 casos em relação a 2022.

A informação foi avançada pelo director do hospital Sanatório, Lourenço Kotele, tendo realçado que “a situação é recorrente e preocupante.

Segundo o responsável, em 2023, o hospital realizou 24 187 consultas, entre os quais, notificou dois mil 870 casos novos de tuberculose, contra os 2031, em 2022.

Por sua vez o director provincial da Saúde na Huíla, lamenta pelo facto de alguns municípios da província não possuírem equipamento para o rastreio da doença.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que afecta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.