Conecte-se agora

Destaque

Um país que muito reúne, pouco produz.

Redação

Publicados

on

um país que muito reúne, pouco produz. - Victor Hugo Mendes - Um país que muito reúne, pouco produz.

Por: Victor Hugo Mendes

Viemos de um tempo em que as pessoas eram práticas, proactivas, calculistas e vencedoras, mesmo que mergulhadas no mar de dificuldades

O país andava, mesmo que para lá dos oceanos, eram balas e sangue na trincheira, as comunicações em código morse, os jornalistas não sabia andar de fato e o ministro só sentia o frio do ar das ruas e nunca do Ac do seu popó.

Quando somos práticos, tudo o resto é troco.

Agora os tempos são outros. Muitos têm tempo demais para não fazer nada, giboiar é giboiar, e outras tantas pessoas, com tempo só para reuniões.

É assim todos os dias, a toda hora. A falta de uma agenda e o incumprimento de outras. Não há objetividade nas reuniões, não há um programa, nem se avaliam os pontos abordados nas anteriores.

Enquanto isso, em casa a fome entra pela janela, na morgue só há espaço para moscas e nos bairros a insegurança domina os camone.

Como o país é rico, e está a nadar em produtividade, até se esquecem do tempo, porque o chefe, mesmo sendo inconveniente e vendo subordinados apanhando sono e a ressonar, não termina a reunião.

Reuniões não são sinónimo de eficiência. De manhã, de tarde e a noite. Uma atrás da outra, e as soluções dos problemas identificados perseguem a sombra do chefe, do líder, do camarada, do irmão ou do maninho. Resultado que é bom, nada.

No seculo 21 o tempo é o mesmo. Porém e com a globalização o mundo tornou-se mais veloz, se pede racionalidade do tempo, por que as tecnologias permitem que em 8 horas façamos o que os outros faziam em dias, em muitos dias.

Reunião é o encontro de duas ou mais pessoas com propósito de discutir algum tema ou realizar alguma atividade. As reuniões são indispensáveis quando não se quer fazer nada e é aqui que muitos incompetentes dão o seu show no palco da ignorância, reunindo gente inteligente que devia estar a produzir para este país que derrapa com suas contas.

Se tem algo que ocupa muito o tempo das pessoas nas organizações e trazem uma frustração quanto a sua eficiência, este algo chama-se reuniões. Por isso, estamos na era em que o tempo nos cobra resultados com menos discussão. Seja prático, rápido e eficiente. Não é preciso tanta reunião para justificar trabalho.

O tempo do giradisco passou, da cassete idem e o cd está a ser enterrado. Não faça o funeral do seu tempo marcando reuniões a toda hora. Delegue e cobre resultados. Seja perspicazes e lembre-se que o tempo é escasso e deve ser bem aproveitado.

Reuniões nunca podem ser tratadas como “só mais uma reunião”, pois quando elas não atingem seus objetivos geram custos altos. O tempo do dólar 10 acabou.

Muitas reuniões desviam a atenção de tarefas mais importantes, diminuem o progresso e retardam ações, e só são vantajosas para gente de baixa outo estima que se julga maior tendo competentes olhando para a sua figura.

Pessoas responsáveis, atentas ao tempo e produtivas não são de muitos metings

Produtividade é o que Angola mais precisa depois que o erário foi lapido, sem nunca se terem lembrado do pobre coitado que já não tem tempo para mais reuniões.

Chuva obriga reuniao em Laúca, novo aeroporto internacional agora com proxima reuniao marcada para 2019.

Seja prático, rápido e um bom gestor do tempo. Resolva pequenos problemas hoje, evite grandes confusões amanha.

Não marque muitas reuniões. Encontre-se e seja eficiente. 

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (249)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (16)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (61)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação