Connect with us

Economia

Um ano depois, petrolífera de Manuel Vicente, volta a mudar de Administração

Published

on

Os acionistas da Somoil aprovaram, durante a Assembleia realizada no dia 8 de Junho, o relatório de contas do exercício de 2019, tendo os mesmos decidido a remodelação e recomposição do seu Conselho de Administração e da  Comissão Executiva, que passa a ter como novo PCE, Edson de Brito Rodrigues dos Santos, antigo administrador Executivo da Sonangol com passagem no Grupo ExxonMobil,  em substituição de Nelson Pereira Santos Pacavira.

O novo Conselho de Administração conta agora com sete membros, sendo que , para o período remanescente do quadriênio 2019 – 2022 continuará a ter José Carlos de Castro Paiva como Presidente não executivo do Conselho de Administração. António Moreira Barroso Mangueira antigo  quadro reformado da Sonangol integra também como administrador não executivo.

A comissão executiva conta igualmente como reconduzidos os administradores, Júlio Ferreira Sampaio, João da Reconciliação André, Fernando Jorge Teixeira Hermes e Valente Caetano Barros da Silva.

De recordar que a última comissão executiva liderada por Nelson Pacavira, foi nomeada em Abril de 2019. Em Fevereiro do corrente ano, o então PCE viu-se desautorizado pelo PCA, José Carlos de Castro Paiva que ordenara a revogação de dois despachos assinados por Nelson Pacavira que procedia com a exoneração e nomeação de cinco directores desta petrolífera privada.

A Somoil S.A, é uma petrolífera privada fundada por veteranos do sector dos petróleos em Angola, e antigos colaboradores do então Presidente José Eduardo dos Santos tais como Manuel Domingos Vicente, Desidério da Graça Veríssimo e Costa, José Carlos de Castro Paiva, Syanga Samuel Abílio, Joaquim David, Aníbal Octávio Teixeira da Silva, Albina Assis Africano, Ana Paula dos Santos e José Filomeno dos Santos.

Desde 2017 até a presente data, a Somoil S.A,  teve quatro PCE (Gaspar Martins; Daniel Rocha; Nelson Pacavira; Edson dos Santos).

 

Correio da Kianda/ Club-k

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *