Connect with us

Politica

Caso Fundo Soberano: Zenú e Jean Claude Bastos detidos

Published

on

Informações obtidas a instantes de fontes ligadas a DNIAP dão conta que José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos e Jean-Claude Bastos de Morais, ambos antigos responsáveis do Fundo Soberano, foram conduzidos a instantes a cadeia/hospital de São Paulo e Comarca de viana respectivamente, de onde deverão permanecer até o julgamento do “Caso Fundo Soberano”.

Lembramos que que num outro caso, “Zenú” dos Santos e Walter Filipe ex-governador do BNA foram recentemente acusados formalmente de crimes de burla, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

Esta decisão surge depois de, na passada sexta-feira, o Ministério Público angolano ter acusado formalmente Filomeno dos Santos da prática de quatro crimes: associação criminosa, tráfico de influência, burla e branqueamento de capitais. Crimes alegadamente praticados enquanto líder do FSA, constituído em 2012. No mesmo dia, o ex-ministro dos Transportes, Augusto Tomás, exonerado em Junho pelo actual presidente de Angola, João Lourenço, foi também detido por suspeitas de peculato, corrupção e branqueamento de capitais, alegadamente envolvido no caso relativo ao desvio de dinheiro do Conselho Nacional de Carregadores, órgão sob tutela do seu ministério.