Connect with us

Politica

PGR emite mandado de captura contra Isabel dos Santos

Published

on

A Procuradoria-Geral da República está em vias de emitir um mandado de captura contra a empresária angolana, Isabel dos Santos, soube o Correio da Kianda, junto de uma fonte segura da PGR.

A filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, está na mira da PGR e de outros países há vários anos, tendo as suas contas bancárias e participações sociais em várias empresas sido alvo de arresto.

Em Dezembro de 2019, o Tribunal Provincial de Luanda decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, o congolês Sindika Dokolo (entretanto falecido), e do português Mário da Silva, e de várias empresas nas quais a empresária detém participações sociais, por alegados negócios que terão lesado o Estado angolano.

Foram também arrestadas participações relativas a várias empresas em Portugal.

Em Janeiro de 2020, o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou, também, mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de ‘Luanda Leaks’, que detalham alegados esquemas financeiros da Isabel dos Santos e do marido, que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário angolano através de paraísos fiscais.

Isabel dos Santos considera ser vítima de um “ataque com motivação política” e sustenta, por isso, que não terá um julgamento justo nem garantias de segurança pessoal se voltar a Angola para se defender das acusações.

Segundo a PGR, correm contra Isabel dos Santos vários processos de natureza cível e criminal, em que o Estado reivindica valores superiores a cinco mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros).

O Correio da Kianda está a tentar contactar o porta-voz da PGR, mas até ao fecho desta matéria não obtivemos sucesso.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Loozap

    18/11/2022 at 9:49 pm

    Todos devem assumir a responsabilidade por suas ações

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas