Connect with us

Politica

Última hora: país recebe primeiras doses de vacinas contra a covid-19

Published

on

Acaba de aterrar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro o avião da Emirates Airlines com as primeiras doses de vacinas contra a covid-19. São no total 624 mil doses, provenientes da Índia, através da iniciativa Covax.

Segundo o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, as 624 mil doses da AstraZeneca e da Johnson & Johnson, visam cobrir 20% da população angolana. Angola é o terceiro país africano a receber as vacinas Astrazeneca, depois do Gana e da Cote D’Ivoire.

De acordo com Franco Mufinda, o país prevê receber da Rússia, nos próximos dias, doze milhões de doses da Sputnik 5 para uma cobertura de seis milhões de pessoas.

O Secretário de Estado, que falava há instantes no aeroporto internacional, referiu que está igualmente prevista a recepção de outras vacinas até Junho, vindas da Plataforma Africana de Fornecimentos Médicos (AMSP, sigla em inglês), da União Africana, em que Angola está cadastrado.

“Há um programa de vacinação, primeiro começaremos com o pessoal da saúde depois cumpriremos o programa definido pelo Governo para que a população seja devidamente vacinada”, disse a governadora de Luanda, Joana Lina, presente no acto de recepção das vacinas, hoje.

Angola integra a aliança Covax, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde o meio do ano passado, a fim de garantir que o país tenha acesso às vacinas contra a covid-19. Compõem ainda a iniciativa, a Aliança Global para Vacinas e Imunização e a Coligação de Inovações na Preparação para as Epidemias (CEPI).