Connect with us

Sociedade

Morreu Ambrósio Lukoki

Published

on

O histórico militante do MPLA Ambrósio Lukoki morreu hoje, 01 de Outubro, vitima de doença prolongada, soube o Correio da Kianda de fonte familiar.

O Ex. Embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Republica Unida da Tanzânia há muito que se encontrava doente, recluso na sua própria fazenda, no Bairro Capalanga, Município de Viana.

No mês de Julho deste ano, o Ministério das Relações Exteriores instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias e motivações de um apelo de contribuições financeiras para assistência humanitária a favor do embaixador um apelo subscrito pelo embaixador itinerante Dombele Mbala Bernardo e por mais duas pessoas, Fernando José Canga e Nanizey André, que entendiam ser necessário uma campanha de solidariedade para que o Ex. Embaixador se deslocasse para o exterior do País, a fim de realizar os seus tratamentos.

Num comunicado, o Ministério das Relações Exteriores garantia que acompanhava a situação e assumia todas as despesas de saúde com o diplomata, que na altura estava a ser assistido pela Clínica Girassol, em Luanda.

Ambrósio Lukoki é natural da província do Uíge e serviu como Ministro da Educação na década de 1970 antes da sua nomeação como Ministro da Informação e Cultura, além de ter sido Secretário do Bureu Político do MPLA para Informação e Propaganda.