Conecte-se agora

Mundo

Tentativa de Golpe de estado no Gabão

Redação

Publicados

on

tentativa de golpe de estado no gabão - Ali bongo - Tentativa de Golpe de estado no Gabão

A Situação é confusa no Gabão. Um grupo de militares tinha tomado conta da Rádio Nacional durante a noite a anunciado a intenção de criar um Conselho Nacional da Restauração.

Nas últimas horas, o governo anunciou que a situação está sob controlo e que quatro dos cinco militares envolvidos na operação estão detidos.

O porta-voz dos militares justificou a operação pelo vazio de poder deixado pelo presidente Ali Bongo, hospitalizado há dois meses em Marrocos na sequência de um AVC.

Praticamente sem comunicação sobre o estado de saúde do presidente, todo o tipo de rumores foram alimentados nas redes sociais. No dia 31 de dezembro, o presidente pronunciou um discurso ao país a partir do local onde está em convalescença, que os militares consideraram “um espetáculo desolador de tentiva de manutenção no poder”.

No momento em que era lida a mensagem foram ouvidos alguns tiros em Libreville e alguns carros blindados bloqueavam a avenida Triomphal, no centro da cidade.

Na ausência do presidente, o Tribunal Constitucional transferiu os poderes presidenciais para o vice-presidente e para o primeiro-ministro.

O poder presidencial do Gabão está nas mãs da família Bongo desde 1967. Ali Bongo sucedeu ao pai, Omar Bongo, em 2009 e foi reelito em 2016, num resultado eleitoral muito contestado pela oposição.

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (205)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (8)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (11)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (50)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD