Connect with us

Economia

Isabel dos Santos condenada por desvio de 52,6 milhões de euros da Sonangol

Published

on

O Tribunal de Recurso de Amesterdão, nos Países Baixos, condenou a empresária Isabel dos Santos, juntamente com alguns dos seus colaboradores próximos, pelos crimes de gestão danosa e falsificação de documentos, que permitiram o desvio de 52,6 milhões de euros da Sonangol.

A informação avançada pela SIC Notícias, destaca que no dia em que foi exonerada do cargo de presidente da petrolífera angolana, Isabel dos Santos terá dado ordens, consideradas ilegais, para transferir parte dos dividendos da Esperaza – empresa com participação indirecta na Galp – para uma sociedade que lhe pertencia.

A Esperaza é uma empresa de direito neerlandês, à data controlada a 60% pela Sonangol e em 40% pela Exem Energy, empresa detida a 100% por Isabel dos Santos e o seu marido, Sindika Dokolo, falecido no dia 30 de Outubro de 2020 num acidente de mergulho no Dubai.

A Esperaza detém 45% da Amorim Energia, que por sua vez é a maior accionista da Galp Energia, com 33,34%.

Segundo relatório preliminar do Tribunal de Amesterdão, no período que antecedeu a sua destituição da Sonangol, mas “sobretudo imediatamente após a mesma”, Isabel dos Santos terá realizado “uma série de operações” com a ajuda dos que, segundo o despacho, foram os seus “facilitadores”, a saber, Mário Leite da Silva, antigo braço direito da empresária, Jorge Brito Pereira, advogado de Isabel dos Santos, e Sarju Raikundalia, o seu administrador financeiro na Sonangol, para “extrair mais de 130 milhões de dólares da Sonangol e 52,6 milhões de euros da Esperaza”.

Tal investigação às políticas e negócios da Esperaza num período com início em 1 de janeiro de 2017, foi feita à Câmara de Empresas, secção especial do Tribunal de Recurso de Amesterdão com jurisdição sobre casos de direito empresarial, a pedido da Sonangol e da própria Esperaza, informa, a publicação.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Manual Gomes

    21/06/2023 at 2:48 am

    Deixam de persiguir a criança, porque neste mundo ninguém levanta a sua mãe dizendo que não tem família no cemitério então deixam a BB em paz

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *