Ligar-se a nós

Bastidores

ULTIMA HORA: Ex-embaixadora de Moçambique em Angola detida em Maputo

Publicado

em

A ex-embaixadora de Moçambique em Angola foi detida, na tarde desta terça-feira pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção e levada por agentes do Serviço Nacional Penitenciário, para um estabelecimento penitenciário em Maputo, indiciada de desvio de fundos, processo 94/GCCC/2017-IP.

Há semanas atrás a justiça confiscou vários bens em nome da ex-governante, incluindo uma casa de uma das suas filhas, em Pemba. A jovem, de nome Jenny Taípo Mungói, comprou a casa com recurso a um crédito bancário e parte das prestações bancárias fram pagas pela mãe.

Esta detenção ocorre depois de Helena Taípo ter perdido a sogra, cujo funeral teve lugar esta manhã. Enquanto a família chorava o passamento da ente querida, três agentes de investigação do Ministério Público foram à casa da ex-mbaixadora, no condomínio Joss Village, no Triunfo, na Cidade de Maputo, com um mandado de captura assinado por juiz de instrução criminal, mas não a encontraram em casa.

Ao ter recebido a informação da presença dos agentes, Helena Taipo decidiu dirigir-se ao Gabinete Central de Combate à Corrupção, na companhia de uma irmã de nome Isabel Taípo e seu advogado, Dr Inácio Matsine, sem sinais de alarme.

Durante o dia foi igualmente detido o filho do antigo Ministro do Turismo (Fernando Sumbana), em conexão com o processo que envolve a antiga embaixadora, sob suspeita de desvio de cerca de 100 milhões de meticais do Instituto Nacional de Segurança Social. Lúcio Sumbana foi detido na qualidade de gestor da Final Investimentos, uma empresa fundada pelo pai, hoje membro da Assembleia Municipal, em Maputo.

 

Felizardo Tchipindje em Maputo




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD