Connect with us

Justiça

Detido ex-director do INEA

Published

on

O antigo Director do Instituto Nacional de Estradas de Angola, INEA, Joaquim sebastião, foi detido, nas primeiras horas da noite desta quinta-feira, após interrogatório nos Serviço de Investigação Criminal, na consequência do processo-crime que pesa contra si e corre tramites legais no departamento de delitos económicos do SIC.

Contra o dirigente angolano pesam acusações de crimes de peculato que têm sido investigados nos últimos meses pelo SIC. O Correio da Kianda sabe que durante a detenção os agentes do SIC terão apreendido cerca de dez malas contendo documentos diversos que o agora detido preparava para retirar da residência já que se desconfia serem os documentos que provaram o crime de que é suspeito.

Afastado do cargo de Director do INEA no início de Dezembro de 2010, pelo então Ministro da Construção e Urbanismo, Fernando Alberto de Lemos da Fonseca, a Joaquim Sebastião foi aplicada uma medida de coação, de prisão preventiva, nos termos da Lei das Medidas Cautelares em Processo Penal, em vigor em Angola.

O Correio da Kianda sabe, por outro lado, que o processo-crime é resultado de um relatório feito pela Inspecção Geral do Estado sobre a sua gestão no INEA, no momento em que aquela instituição gozava de privilégios em termos orçamentais, considerando que a rede-viária nacional se encontrava danificada.

Em actualização