Sociedade
Uíge: falta de chuva ameaça época agrícola em Sanza Pombo
A produção agrícola no município do Sanza Pombo, na província do Uíge, poderá estar comprometida neste ano, devido a falta de chuva.
A situação está a preocupar os agricultores familiares que também reclamam da falta de compradores para a produção.
O alerta foi dado pelo Director Municipal da Agricultura de Sanza Pombo, Pedro Estêvão Dombaxe, que referiu que a situação que pode desmotivar os produtores bem como comprometer a sustentabilidade da actividade agrícola na região.
“A escassez de chuvas no município de Sanza Pombo poderá comprometer a produção de arroz na presente campanha agrícola, alertou o Director Municipal da Agricultura, Pedro Estevão Dombaxe em declarações à Rádio Nacional de Angola.
De acordo com o responsável, apesar das dificuldades climáticas, está prevista uma produção superior a mil e quinhentas toneladas de arroz este ano, resultado do maior empenho e dedicação dos agricultores locais.
No entanto, sublinhou que a irregularidade das chuvas continua a representar um sério desafio para o normal desenvolvimento das culturas.
“Para minimizar os impactos da seca e garantir a sustentabilidade da produção, a Administração Municipal, em coordenação com o sector da Agricultura, está a erguer barragens e pequenas infra-estruturas de retenção de água. Estas medidas visam assegurar a irrigação dos campos agrícolas e aliviar os constrangimentos enfrentados pelos camponeses”, anunciou.
Pedro Estevão Dombaxe reforçou que o apoio técnico aos agricultores continuará a ser uma prioridade, sublinhando a importância da produção de arroz para a segurança alimentar e o desenvolvimento económico do município de Sanza Pombo.