Connect with us

Politica

Uíge constrói mais de cem salas de aulas no âmbito do PDN

Published

on

Estão em curso, na província do Uíge, a construção de mais de 100 salas de aulas nos vários municípios daquela província, enquadradas no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). A informação foi avançada pelo Secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, quando procedia, nesta quinta-feira, em Luanda, o balanço da visita que uma comitiva do ministério da economia e Planeamento realizou na semana finda às terras do bago vermelho.

O governante que falava, no habitual briefing bissemanal com os jornalistas, no Ministério da Economia e Planeamento, informou que as escolas que estão a ser construídas são de 6, 7 e 12 salas, a razão de uma por cada município.

Em termos de execução, os níveis variam entre 8% e 90, de construção física, ao passo que a execução financeira varia de 15% a 100%. Quanto aos prazos para a entrega das infraestruturas, em Abril próximo começam a ser entregues as primeiras, umas serão entregues em Maio, Junho e Setembro do corrente ano.

O município sede da província, Uíge é o único que tem três escolas em construção. Na Centralidade da Catapa, no Bairro da Juventude está a ser construída uma escola de 12 salas, cujo prazo de conclusão é Junho do corrente ano. Escola de igual número de salas de aulas está a ser construída no bairro Papelão – Paco, que se encontra em 60% em nível de execução, e 54% de cabimentação financeira. A sua conclusão está para Abril próximo.

A terceira escola em construção no município do Uíge é de sete salas, Bairro Mongua-a-Alhema e é das infraestruturas de com níveis de execução física e financeira mais avançadas, de 80% e 78%, respectivamente, estando a sua conclusão prevista para Abril de 2021.

O município do Songo vai beneficiar-se de um total de 19 salas, sete das quais de uma escola no Bairro Zulumongo, e 12 salas de uma escola no Bairro Central. Ambas infra-estruturas sociais têm o prazo de conclusão previstos para o mês de Agosto.

A capital da província, Negage, tem obras de duas escolas em curso. uma Escola de 7 Salas de Aulas, no Bairro Kassamba, e outra de 12 Salas de Aulas: no Bairro Cawa Grande. Quanto aos prazos, Milton Reis apontou maio para a conclusão das mesmas.

No município do Puri, estão em construção uma escola de 12 Salas de Aulas, na Sede Municipal, e um magistério primário com igual numero de sala de aulas, também na sede municipal. As duas obras serão concluídas em maio do corrente ano.

O município a beneficiar-se de maior número de salas de aulas é Sanza Pombo, onde estão a ser construídas uma escola de 12 salas no Sede Comunal, uma de sete salas no Bairro Maquila, e outra de seis salas Bairro Serrador, cuja a execução financeira deverá merecer um reajuste, para a definição dos prazos da sua conclusão.

Relativamente a escola de 12 salas no bairro na sede da comuna do Sanza, o Secretário de Estado fez saber que está paralisada desde Dezembro de 2020, por imperativos financeiros.

O município do Dange Quitexe tem obras de uma Escola de 12 Salas de Aulas, na Aldeia Quimbinda, e a Construção de uma escola de sete salas de aulas, no Bairro Kitoque, a serem concluídas em próximo.

Além das escolas que estão em construção, Milton Reis referiu que a província do Uíge tem igualmente em curso, obras de reabilitação do Largo da sede da Administração municipal do Dange Quitexe, o parque infantil da administração, que entretanto aguarda apenas pela inauguração, ainda as obras de Resselagem das ruas da Sede Municipal do Negage, e de resselagem de 5KM da vila do município do Puri.

A referida comitiva ministerial visitou igualmente a província da Lunda Norte, onde estão em curso obras de construção de diversos equipamentos sociais, nos municípios do Chitato, Cambulo, Lucapa e do Lôvua, com destaque para escolas, centros médicos e esquadra policial.

Colunistas