Connect with us

Mundo

Uganda terá eleições presidenciais no dia 14 de Janeiro de 2021

Published

on

As eleições presidenciais no Uganda, que irão opor o presidente Yoweri Museveni, no poder desde 1986, contra o cantor e deputado Bobi Wine, terão lugar em 14 de Janeiro de 2021, anunciou nesta quarta-feira, 04, a comissão eleitoral.

“O 14.º dia de Janeiro de 2021 foi designado como dia de votação para as eleições presidenciais”, revelou o porta-voz da Comissão Eleitoral ugandesa, Paul Bukenya, através da sua conta na plataforma social Twitter.

Bukenya não deu pormenores sobre a forma como decorrerá a campanha eleitoral, mas segundo a agência France Press a comissão eleitoral combinou encontrar-se com todos os candidatos na quinta-feira para lhes fornecer “o cronograma detalhado” das eleições.

As eleições presidenciais de Janeiro, com 11 candidatos a concorrer, prometem ser tensas.

O regime do Presidente Museveni, de 76 anos, tem mostrado nos últimos tempos sinais crescentes de nervosismo relativamente à candidatura de Bobi Wine, nome artístico de Robert Kyagulanyi, de 38 anos.

Eleito deputado em 2017, Bobi Wine tornou-se o porta-voz dos jovens ugandeses urbanos e pobres, que não se revêm no regime envelhecido do Presidente Museveni.

Na terça-feira, quando tinha acabado de registar a sua candidatura presidencial, foi preso pela enésima vez pelas forças de segurança, a quem acusou de brutalidade.

Em meados de Outubro, a polícia e o Exército tinham feito buscas na sede do seu partido, levando computadores e documentos.

Tal como Kizza Besigye, o principal rival de Museveni nas eleições presidenciais anteriores, Bobi Wine foi preso ou colocado sob prisão domiciliária em numerosas ocasiões desde 2018.

Por Lusa