Connect with us

Mundo

UE quer construir parcerias globais durante sessão da Assembleia da ONU

Published

on

A União Europeia (UE) anunciou ontem que a sua prioridade na 78.ª Assembleia Geral da ONU será acelerar a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e construir parcerias globais para ajudar a alcançar os objectivos comuns da comunidade.

O Conselho da UE divulgou ontem em comunicado que aprovou as conclusões que definem as prioridades do organismo europeu para a 78.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorrerá entre setembro de 2023 e setembro de 2024.

Aquele organismo europeu destacou que o mundo enfrenta actualmente “uma proliferação de crises”, como “a guerra de agressão ilegal da Rússia contra a Ucrânia e suas consequências globais”, a “situação no Sahel e outras partes da África” ou a “emergência climática”.

O “aumento da insegurança alimentar”, a “erosão da democracia e dos direitos humanos” ou o “terrorismo e a violência extremismo, ameaças cibernéticas, bem como retrocesso na consecução dos ODS” também estão entre as crises referidas pelo Conselho da União Europeia.