África
UE promete mais de 100 mil milhões de euros para acelerar desenvolvimento de África
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia vai disponibilizar mais de 100 mil milhões de euros para apoiar projectos estruturantes em África, no âmbito da iniciativa Global Gateway.
A revelação foi feita durante o Fórum de Negócios UE–África, que decorre esta segunda-feira, 24, em Luanda, evento enquadrado na VII Cimeira entre os dois blocos.
No seu discurso, Ursula von der Leyen sublinhou que estes recursos visam impulsionar a industrialização africana, reforçar a conectividade regional e global, expandir infraestruturas energéticas e acelerar a prosperidade partilhada entre Europa e África.
A líder europeia destacou ainda que muitos países do continente africano têm “potencial para estar entre as principais potências económicas deste século”, garantindo que a UE e a União Africana estão alinhadas na construção de uma parceria “moderna, equilibrada e verdadeiramente estratégica”.
O pacote financeiro contempla investimentos públicos e privados, com prioridade para energia limpa, digitalização, logística, agricultura e cadeias de valor industriais, sectores considerados fundamentais para a transformação económica do continente.
A cerimónia de abertura do Fórum de Negócios UE–África, que reúne cerca de 600 participantes, foi presidida pela presidente da Comissão da União Europeia, Ursula Von Der Leyen, ladeada pelo homólogo da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf. Contou, igualmente, com o discurso do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.