Economia
UE oferece capacitação para empresários e empreendedores que operam no Corredor do Lobito
A fim de impulsionar o Corredor do Lobito, a União Europeia investiu 43 milhões de euros em Angola para a capacitação dos empresários e empreendedores que operarem ao longo do Corredor do Lobito.
As prioridades vão para os negócios nas áreas da agricultura, energias renováveis, transportes e digitalização.
Os interessados em investir nas mais distintas áreas no Corredor do Lobito, irão beneficiar, a partir deste ano, de formação técnico e profissional com o objectivo de melhor produzir e alcançar os resultados almejados.
A iniciativa vem da União Europeia em parceria com o Governo de Angola, e tem como valor de investimento 43 milhões de euros.
A Embaixadora residente da União Europeia em Angola, Rosário Bento, frisou que a capacitação dos investidores faz parte do “Prospera”, projecto que será lançado em breve.
“O Prospera é exactamente o projecto de formação profissional nas áreas de desenvolvimento económico do Lobito, nas áreas de energias renováveis, agricultura em particular, e também na área de digitalização. Vai ser até ao final do ano que nós vamos conseguir lançá-lo. São 16.5 milhões de euros e o restante que falta para perfazer os 43 milhões, que são 27, 5, será no inicio do próximo ano”, disse, em declarações à RNA.
A responsável avançou também que Angola é um parceiro estratégico para União Europeia, logo, a cooperação será reforçada, sobretudo na formação das pessoas.
“Nós temos contribuído, sobretudo na formação profissional, muita capacitação, depois na parte da governança, o reforço das instituições e também alguns projectos que tivemos na luta contra a corrupção e o branqueamento de capitais, e também na parte de desenvolvimento humano, pouco menos na saúde, infelizmente, mas temos focado na educação, e este reforço de capital humano é uma prioridade que a União Europeia quer continuar a dar para Angola na sua parceria”, avançou.