Mundo
Ucrânia suspende transporte de gás natural russo através do seu território
O operador de gás ucraniano anunciou que suspendeu hoje, o transporte de gás natural russo através do seu território, tal como tinha avisado, no âmbito do fim do contrato.
Em comunicado o operador explica que “o Acordo de Interacção entre a GTS e a Gazprom para pontos físicos de interligação entre os sistemas de transporte de gás da Ucrânia e da Rússia, datado de 30 de Janeiro, expirou”.
Adianta que “assim, o transporte de gás natural do ponto de entrada de Sudzha, na fronteira leste da Ucrânia, para os pontos de saída nas fronteiras oeste e sul foi encerrado”, sublinhando que os parceiros internacionais foram informados.
O contrato de fornecimento de gás era uma fonte de receitas multimilionárias para a Rússia, que permitia à empresa Gazprom exportar para a Áustria, a Hungria, a Eslováquia e a Moldova, mas também significava cerca de 700 milhões de dólares, por ano para a Ucrânia.
A decisão foi explicada pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, numa declaração feita em Bruxelas no dia 19 de Novembro, quando afirmou recusar que a Rússia continua “a ganhar milhões” enquanto mantém uma política de agressão ao seu país.