Mundo
Ucrânia: sirenes de ataque aéreo soam no início da cúpula da UE
Alertas de ataques aéreos soaram em Kiev e em toda a Ucrânia esta sexta-feira, 03, quando uma cúpula da União Europeia e líderes ucranianos deveria começar na capital do país.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, recebeu altos funcionários da União Europeia, que estavam visitando Kiev com promessas de apoiar a Ucrânia “o tempo que for necessário”, mas negando ao país em guerra com a Rússia um caminho rápido para ingressar no bloco ocidental.
Zelenskiy recebeu o presidente da UE, Charles Michel, e a chefe-executiva do bloco, Ursula von der Leyen, antes do aniversário de um ano da invasão de Moscou que devastou cidades, matou dezenas de milhares de pessoas, forçou milhões a deixarem suas casas e abalou a alimentação global e suprimentos de energia.
“A UE apoiará a Ucrânia e o povo ucraniano contra a guerra de agressão em andamento da Rússia pelo tempo que for necessário”, disseram os três líderes em um comunicado conjunto, cujo rascunho foi visto pela Reuters com antecedência.
Por Reuters