Mundo
Ucrânia oferece avião para combater incêndios em Portugal
A Ucrânia, país do centro europeu que se encontra em guerra há mais de dois anos com a Rússia, ofereceu esta semana um avião com respectiva tripulação e técnicos para combater as chamas de incêndio que estão há duas semanas a consumir o centro e norte de Portugal.
A informação foi avançada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiga, que através da sua página nas redes sociais afirmou que, por orientação e sob as instruções do Presidente Volodymyr Zelensky, o seu país “ofereceu um avião de combate a incêndios ucraniano AN-32P, com uma equipa, para apoiar estes esforços”.
“A Ucrânia está solidária com o seu amigo Portugal e observa os socorristas portugueses na luta contra os incêndios florestais mortíferos”, disse.
Em reação, o governo português fez sair uma nota de agradecimento, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Lembrar que há pelo menos duas semanas que várias regiões do centro e norte de Portugal encontra-se a enfrentar os já cíclicos incêndios.
Até ao momento, foram contabilizados 135.752 hectares de terras afectadas pelos incêndios, nas últimas semanas.
Cálculos feitos pelo Sistema europeu Corpenicus, citado pela agência Lusa, dão conta de que no total, arderam neste ano de 2024, 146.649 hectares, em Portugal, tendo o país passado, numa semana, dos melhores valores de área ardida da década para o terceiro pior desde 2014, sendo apenas ultrapassado em 2017 (563.000 hectares) e 2016 (165.000).