Mundo
Ucrânia não está disposta a perder território para os EUA, diz PM
A Ucrânia não aceitará a perda dos seus territórios, ainda que os Estados Unidos exijam isso como parte de um acordo de paz, declarou o primeiro-ministro ucraniano Denis Shmygal, durante uma colectiva de imprensa.
“Se a questão é se houve negociações específicas sobre a integridade territorial, soberania e independência da Ucrânia – não houve tais conversas. Não estou ciente de nenhuma. No entanto, ouvimos declarações públicas sugerindo que a Ucrânia pode ter que abrir mão de alguns territórios. Do meu ponto de vista, <…> isso é impossível”, disse ele. Ele também enfatizou que ninguém tem autoridade para discutir a cessão de territórios, pois “apenas o povo da Ucrânia pode decidir isso”.
Shmygal acrescentou que a Ucrânia “poderia considerar um plano de paz envolvendo uma abordagem passo a passo com garantias de segurança dos seus parceiros”. No entanto, ele não esclareceu o que “passo a passo” implica.
Recorde que, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, declarou que Kiev precisaria fazer alguns compromissos em relação a garantias de segurança em troca de concessões territoriais. Ele acrescentou que muitas pessoas acreditam que a natureza desses compromissos é clara, e que os contornos gerais são aparentes se ambos os lados estiverem dispostos a sentar-se à mesa de negociações e trabalhar pela paz.