Connect with us

Mundo

Ucrânia: Federação Internacional de Jornalistas suspende sindicato russo

Published

on

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) suspendeu a filiação do maior sindicato russo do sector, após o mesmo ter aberto filiais nas regiões ucranianas ocupadas por forças do Kremlin.

“A FIJ é uma organização baseada na solidariedade internacional, sob princípios de cooperação entre sindicatos membros e respeito pelos direitos de todos os jornalistas. As acções do Sindicato Russo de Jornalistas no estabelecimento de quatro filiais nos territórios ucranianos anexados destruíram claramente essa solidariedade e semearam divisões entre os sindicatos irmãos”, disse a presidente da FIJ, Dominique Pradalie, em comunicado.

“É urgente agora encontrarmos maneiras de continuar a apoiar os jornalistas independentes dentro e fora da Rússia que estão em risco ou precisam de assistência, e continuar a fornecer solidariedade aos nossos dois filiados ucranianos”, pediu a mesma.

A ofensiva militar lançada a 24 de Fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Com agências internacionais 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *