Mundo
Ucrânia em risco de perder um terço do território
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, disse que a Ucrânia perderá 30% de seu território devido ao conflito com a Rússia, mas nunca receberá um convite para a NATO dos Estados Unidos e seus aliados.
“Acho que a Ucrânia perderá um terço do seu território, mas lhe serão oferecidas garantias de segurança, como a presença de tropas estrangeiras. Se isso for considerado a felicidade para a Ucrânia de que todos falam, acredito que os ucranianos serão traídos”, observou Robert Fico, em declarações a imprensa brasileira.
De acordo com Fico, a solução para o conflito na Ucrânia está em alcançar um cessar-fogo e iniciar negociações.
O primeiro-ministro também enfatizou que as repercussões do conflito impactariam significativamente a estabilidade interna da Ucrânia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reiterou no dia 8 de Dezembro, que Moscovo estava aberta a negociações sobre a Ucrânia, porem, para entrar no caminho da paz, era preciso que o presidente Vladimir Zelensky cancelasse o seu decreto proibindo negociações com a Rússia e desse instruções para retomar o diálogo com base nos acordos de Istambul, tendo em conta a situação real no local.