Mundo
Ucrânia aceita acordo de cessar-fogo imediato de 30 dias
A Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um acordo de cessar-fogo imediato com a duração de 30 dias e tomar medidas para restaurar uma paz duradoura após a invasão da Rússia, de acordo com uma declaração conjunta dos EUA e da Ucrânia, esta terça-feira, citada pela Reuters.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia é um conflito que acontece no Leste do continente europeu. Após um longo período marcado pelo acirramento das tensões entre os dois países, as tropas russas invadiram o país vizinho em 24 de Fevereiro de 2022, promovendo ataques a cidades situadas próximo da capital da Ucrânia, Kyiv, e outros pontos estratégicos do território ucraniano.
Os contra-ataques realizados pela Ucrânia, em meados de 2022 e em 2023, fizeram com que a Rússia recuasse em alguns pontos, mas o país ainda mantém domínio sobre grandes áreas no leste e ao sul da Ucrânia. Ao mesmo tempo, a Ucrânia começou a desferir ataques a drone na capital russa, ampliando as tensões na região.
Até ao momento dezenas de milhares de mortos e feridos, além de 6,5 milhões de refugiados ucranianos que buscam protecção em outros países europeus e quase 4 milhões de pessoas deslocadas dentro do território da Ucrânia. As consequências da guerra são, também, económicas e políticas.