Connect with us

Politica

UA prevê discurso de João Lourenço nas celebrações do Dia da Paz e Reconciliação em África

Published

on

A realização de um programa de celebração pela primeira vez do 31 de Janeiro, Dia da Paz e Reconciliação em África, foi discutida esta segunda-feira, 09, em Adis Abeba, pelo Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, e o Comissário para Assuntos Políticos, Paz e Segurança da organização continental, Bankole Adeoye.

O objectivo, segundo comunicado enviado ao Correio da Kianda, é que o lançamento desta efeméride continental ocorra sob liderança do Campeão da UA para a Paz e Reconciliação em África, o Presidente da República, João Lourenço, que na ocasião, diz a nota, “deverá fazer uma declaração sobre os desafios e as oportunidades para a democracia, a inclusão e a estabilidade política no continente”.

De ressaltar que a proposta de criação do “Dia Africano da Reconciliação e Edificação da Paz”, a 31 de Janeiro, foi decidida na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.