Connect with us

Mundo

Turquia abalada por um novo sismo de grande intensidade

Published

on

Um novo sismo de magnitude 6,3 na escala de Ritcher foi sentido, na tarde desta segunda-feira, 20, na região de Hatay na fronteira entre a Turquia e a Síria. O epicentro do abalo ocorreu a cerca de dois quilómetros de profundidade. A informação está a ser avançada pela agência Reuters, que cita a o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

A agência governamental de socorro da Turquia (AFAD) já confirmou a morte de três pessoas, esclarecendo que quase outras 300 vítimas foram transferidas para o hospital, das quais cerca de 20 estão em condição crítica. Refere a mesma organização que um outro sismo, de magnitude 5,8, foi sentido minutos após o primeiro. Ao todo foram registados 32 abalos nas últimas horas naquela região.

O sismo foi sentido em vários outros países, incluindo na Síria, onde há mais de uma centena de feridos a registar, bem como no Egipto e no Líbano.

O vice-presidente da Turquia referiu que os serviços de emergência receberam 28 notificações de locais onde é necessária intervenção, sendo que já estão contabilizados oito feridos. “Não há que entrar em pânico, todas as nossas equipas estão no terreno e ajudarão quem precisar”, garantiu Fuat Oktay.

Relata a CNN Turquia que para os diferentes locais foram mobilizadas várias ambulâncias, equipas de resgate e veículos militares, nomeadamente para o centro de Antáquia, capital da província de Hatay, onde há pessoas presas nos escombros de alguns edifícios que caíram na sequência do mais recente sismo, sendo que as autoridades avisaram a população para não entrar nos edifícios danificados.

Em Samandag, por exemplo, a eletricidade foi abaixo, poucos dias depois de se ter recuperado as instalação elétrica. Já o hospital de Iskenderun, onde estavam a ser tratadas vítimas do primeiro abalo, foi evacuado por receios de que venha a ceder. Os feridos foram transferidos para Payas. De Hatay chegam várias imagens, incluindo uma que mostra o momento do abalo e várias luzes ao fundo.

De acordo com duas testemunhas entrevistadas pela Reuters, o terramoto foi forte e voltou a provocar danos nos edifícios no centro da cidade Antáquia, cidade turca que há duas semanas foi atingida por sismo com magnitude superior a 7,5 e que provocaram mais de 40 mil mortes.

“Achei que a terra se ia abrir debaixo dos meus pés. Vai haver mais alguma réplica?”, questionou Muna Al Omar, residente de Antáquia, enquanto segurava o filho de sete anos ao colo. No local chegam vários outros relatos de pânico e de pessoas nas ruas.

Mais de 44 mil pessoas morreram na Turquia na sequência dos dois fortes sismos que atingiram o país e o norte da Síria em 6 de fevereiro, avançaram hoje as autoridades, que resgataram duas pessoas dos escombros.

Uma vez que o sismo se deu perto da costa, as autoridades emitiram um alerta de tsunami, que entretanto, foi levantado horas depois.