Warning: Undefined variable $post_id in /home/correiok/public_html/wp-content/plugins/facebook-thumb-fixer/output-logic.php on line 4
Connect with us

Angola que dá certo

Turismo: programa garante estágios a 60 jovens estudantes

Published

on

Um total de 60 jovens estudantes vai beneficiar de um programa de estágios durante três meses no sector do turismo.

O estágio faz parte do programa de formação ‘Learning for Life’ que pretende capacitar os jovens angolanos com competências de elevada exigência no sector do Turismo e Hotelaria, com o apoio do Instituto de Fomento de Turismo de Angola.

O protocolo que formaliza a iniciativa foi assinado nesta quarta-feira, em Luanda, pela Diageo, o Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo nº 2009, ‘Terra do Ngola’, bem como a Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona – EHR.

O Programa de Bolsas de Estágio “Learning for Life” da DIAGEO dará a oportunidade a 60 estudantes da Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona (EHR) e do Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo n° 2009, “Terra do Ngola”, de se capacitarem profissionalmente durante os próximos três meses.

Entre Outubro de 2024 e Janeiro de 2025, durante um período de 90 dias, os alunos que integram o programa “Learning for Life” farão estágios profissionais gratificados vão estagiar em restaurantes e hotéis de Luanda, com formação intensiva em ambientes reais de trabalho. Os 60 estudantes de hotelaria e restauração participam também em workshops desenvolvidos pela Diageo, com foco em temas como “Igualdade e Inclusão”, “Assédio Sexual no local de trabalho”, “Consciencialização sobre necessidades especiais”, “Ética Laboral”, “Gestão de Tempo”, “Orçamentação”, “Sustentabilidade” e “Higiene e Segurança Alimentar”.

O Chefe de Departamento para a Promoção e Marketing do INFOTUR, Gaspar Barreto, referiu que “a parceria com a Diageo no programa ‘Learning for Life’ terá um impacto que vai além da criação de oportunidades de formação e emprego para os jovens estudantes que receberam estas oportunidades de estágio”.

“Pelo contrário, o programa centrar-se-á também no desenvolvimento de competências e na criação de capacidades que podem ser adaptadas ao sector do turismo, com os conhecimentos técnicos necessários aos profissionais da hotelaria. Isto resultaria na prestação de excelentes serviços de turismo e de hotelaria e, a longo prazo, melhoraria o nível socioeconómico do nosso país.”.

Já do ponto de vista académico, “o programa ‘Learning for Life’ pode ter um impacto muito grande na estrutura curricular, na medida em que permitirá a colaboração contínua com a indústria hoteleira e, como tal, a integração de novas metodologias e conteúdos adaptados às últimas tendências e tecnologia”, comentou, por seu lado, o Director-Executivo da Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona (EHR), Júlio Muhongo.

Já o Coordenador do Gabinete de Inserção a Vida Activa do Estudante do Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo nº 2009 “Terra do Ngola”, mostrou-se rigogizado com a iniciativa que “o programa da Diageo oferece a alunos de cursos médios técnicos como Restauração e Cozinha, que geralmente não têm muitas oportunidades para aceder a estágios profissionais”.

“Para além disso”, referiu Manuel Lutendo, “depois de quatro anos a estudar teoria, os estágios são um estímulo para os estudantes, que têm agora a certeza da possibilidade de obterem oportunidades reais de emprego e que poderão ser vozes autorizadas no seio familiar e na sociedade em geral”.

Tal como os representantes das entidades parceiras, Rui Garcia, Country Manager da Diageo em Angola, congratulou-se pela “concretização de uma iniciativa que vai fortalecer a indústria hoteleira, consolidando um futuro promissor para os estudantes seleccionados, e para o sector do turismo e hospitalidade no país”.

Por outro lado, referiu, “é uma enorme satisfação assistir à implementação de ‘Learning for Life’ em Angola e à integração do nosso país nesta grande comunidade que a Diageo promove e faz crescer todos os dias.” “Nos últimos anos”, sublinhou, “este programa global da Diageo tem impulsionado as vidas de dezenas de milhar de estudantes da indústria hoteleira em todo o mundo. Com Angola parte deste projecto inspirador da Diageo, até 2030, ‘Learning for Life’ espera chegar a um total de 200 mil pessoas de dezenas de países, vincando a sua vocação transformadora”.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD