África
Tunísia: tribunal condena crítico do presidente a cinco anos de prisão
Foi condenado na Tunísia um proeminente crítico do presidente Kais Saied a cinco anos de prisão. A condenação torna-se assim na mais recente de uma série de acções contra figuras da oposição que acusam Saied de usar o Judiciário para consolidar o que dizem ser seu governo autoritário.
De acordo com informações apuradas, o tunisino crítico do governo foi um ex-juiz administrativo, Ahmed Souab, condenado por um tribunal antiterrorismo em Túnis.
O magistrado foi detido em Abril por ter feito comentários criticando o judiciário e descrevendo os juízes do país como trabalhando “com uma faca na cabeça”, uma mensagem que foi interpretada como um possível cenário do poder político sobre o judiciário.
As autoridades tunisianas disseram que o comentário era uma ameaça, enquanto a defesa de Souab disse que se referia à pressão política enfrentada pelo judiciário.
Desde que o presidente Saied assumiu amplos poderes em 2021, dissolvendo o parlamento e governando por decreto, os oponentes dizem que destruiu a independência do judiciário
A maioria dos líderes da oposição está presa por várias acusações, incluindo Rached Ghannouchi, chefe do partido de oposição Ennahda, e Abir Moussi, líder do Partido Constitucional Livre.
