" />
Conecte-se agora

Mundo

Tshisekedi, quinto Presidente da RD Congo, vence a batalha que o pai travou

Félix Tshisekedi promete unir o povo congolês.

Publicados

on

- Tshisekedi - Tshisekedi, quinto Presidente da RD Congo, vence a batalha que o pai travou

O opositor Félix Tshisekedi tornou-se esta quinta-feira o quinto Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), vencendo assim a batalha travada pelo pai, Étienne, figura histórica da oposição congolesa, com uma breve passagem pelo poder nos anos 1960.

Ironicamente, é agora a oposição que contesta a sua eleição.

A sombra do pai, que morreu em Bruxelas no dia 1 de fevereiro de 2017, pairou hoje na cerimónia de tomada de posse, onde os seus apoiantes, misturados com as autoridades, gritavam: “Félix, não esqueças o que o teu pai disse: as pessoas, primeiro”.

“Nós fomos seus fervorosos adversários políticos, senhor Presidente”, lembrou Félix Tshisekedi ao chefe de Estado cessante, Joseph Kabila, aludindo a si próprio e ao seu pai.

Etienne Tshisekedi desafiou o Presidente Kabila em 2011 e denunciou a fraude da sua reeleição.

O filho recusou-se a sentar na Assembleia Nacional. Mas agora, é ele, que é acusado pelos opositores apoiantes de Martin Fayulu de ser cúmplice de um “golpe eleitoral” organizado por Kabila.

“Fatshi”, como é conhecido, fez campanha com apoio da máquina fundada pelo seu pai na década de 1980 para lutar contra a ditadura do marechal Mobutu, a União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS).

- mw 320 - Tshisekedi, quinto Presidente da RD Congo, vence a batalha que o pai travou

JEROME DELAY

Tshisekedi Jr., 55 anos, foi sem surpresa nomeado presidente e candidato da UDPS em abril do ano passado na sede histórica do partido em Limete, uma das 26 comunas de Kinshasa.

Nascido em junho de 1963, Félix-Antoine Tshisekedi é o terceiro de uma família de cinco filhos. Aos 19 anos, seguiu o seu pai, que tinha sido enviado por Mobutu para uma aldeia de Casai, um episódio que o marcou.

- mw 320 - Tshisekedi, quinto Presidente da RD Congo, vence a batalha que o pai travou

Aos 22 anos, “Fatshi”, foi para o exílio na Bélgica, acompanhado pela mãe e irmãos. À sombra da figura paterna, Félix subiu todos os degraus da UDPS e foi eleito deputado nacional em Mbuji-Mayi em 2011.

No final de 2016, pouco antes da morte de seu pai, liderou as negociações entre maioria e oposição, sob a égide da Igreja Católica, que levaram ao adiamento das eleições.

Tshisekedi Jr. terá supostamente recusado o cargo de primeiro-ministro, enquanto o Presidente Kabila permaneceu no poder para além do final de seu segundo e último mandato.

Casado e pai de cinco filhos, a sua candidatura às eleições presidenciais foi validada quando cresciam rumores em torno da validade do seu diploma tirado numa escola de negócios e comunicação em Bruxelas.

Entre as prioridades do novo Presidente está a organização de funerais nacionais para o seu pai, Étienne, que morreu em Bruxelas em 1 de fevereiro de 2017.

Étienne Tshisekedi wa Mulumba foi um político congolês que liderava a União para a Democracia e Progresso Social, um partido político na República Democrática do Congo.  - mw 320 - Tshisekedi, quinto Presidente da RD Congo, vence a batalha que o pai travou

Étienne Tshisekedi wa Mulumba foi um político congolês que liderava a União para a Democracia e Progresso Social, um partido político na República Democrática do Congo.

Os restos mortais do “Sphynx” ainda estão na Bélgica, por falta de acordo com o poder para realizar um funeral no país.

“Eu não gosto de falar sobre isso, é doloroso”, disse Tshisekedi.

O novo chefe do Estado quer também obter a tão desejada paz no nordeste e centro do país, além de acabar com a corrupção e impulsionar o crescimento da economia.

Além de se tornar o quinto presidente da República Democrática do Congo, Tshisekedi é igualmente protagonista da primeira transição pacífica de poder na história deste país, o maior da África Subsaariana.

“A República Democrática do Congo que formámos não será um Congo de divisão, ódio ou tribalismo”, disse, no discurso de tomada de posse.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (191)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (5)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (10)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (44)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD