África

Tshisekedi falha encontro com Kagame mediado pelo Quénia

Publicado

em

A agência de notícias congolesa informou esta quarta-feira, 29, que Félix Tshisekedi não poderá participar da cimeira virtual proposta pelo Quénia sobre a situação de segurança no Leste da República Democrática do Congo.

Conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, a previsão era que Tshisekedi (RDC) e Paul Kagame (Ruanda) reunissem hoje sob mediação do Presidente do Quénia, William Ruto.

“O Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, não participará na cimeira virtual dos chefes de Estado da Comunidade da África Oriental (EAC) por razões de agenda”, informou a comunicação local.

Na segunda-feira, 27, Ruto anunciou que iria “discutir a realização da reunião hoje com o Presidente Ruandês, Paul Kagame, e com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e que ambos confirmaram a sua participação”.

Ruto não especificou qual o local para a realização da cimeira, afirmando que não acredita numa “solução militar” na região.

A principal cidade do Leste da RDC, Goma, é cenário de fogo de artilharia pesada após a entrada, no domingo, de combatentes do grupo rebelde M23 e soldados ruandeses.

Cerca de meia dúzia de cessar-fogos e tréguas já foram declarados e depois violados no leste da RDC, sendo que o último cessar-fogo foi assinado no final de Julho do ano passado.

No âmbito de um processo de paz supervisionado por Angola, nomeada mediadora pela União Africana, no mês de Dezembro, uma reunião em Luanda entre Tshisekedi e Kagame foi cancelada devido à falta de consenso sobre os termos de um acordo.

A chegada dos soldados ruandeses e dos combatentes do M23 à capital da província de Kivu-Norte, na fronteira com o Ruanda, e onde vivem um milhão de habitantes e outros tantos deslocados, marca o fim de várias semanas de avanços do exército democrático-congolês.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version