Connect with us

Mundo

Trump rasga acordo nuclear com o Irão

O anúncio feito por Donald Trump já era esperado. O presidente norte-americano falou num acordo “decadente e podre”. Espera-se uma reação do Irão ainda esta terça-feira.

Published

on

Donald Trump já teria avisado o presidente francês, Emmanuel Macron, de que iria denunciar o acordo nuclear, adiantou o “The New York Times”.

“Hoje anuncio que os Estados Unidos se retiram do acordo nuclear com o Irão”, disse Trump numa declaração à imprensa na Casa Branca, acrescentando que os Estados Unidos da América “voltarão a impor sanções económicas ao mais alto nível”. Trump afirmou que tem “a prova” de que o Irão mentiu sobre o seu programa nuclear, classificando aquele país como “um regime de grande terror”.

“Dentro de alguns instantes, vou assinar uma ordem presidencial para que se restabeleçam as sanções americanas ligadas ao programa nuclear do regime iraniano”, informou, advertindo que “qualquer país que venha a ajudar o Irão neste caso das armas nucleares poderá também ser fortemente sancionado pelos Estados Unidos”.

Donald Trump nunca escondeu que não concordava com o acordo nuclear com o Irão. Por diversas vezes, demonstrou o seu desagrado pelo acordo estabelecido e deixou críticas às cedências feitas por Obama.

Os meios estatais iranianos estão a avançar que o presidente Hassan Rouhani vai reagir a esta decisão ainda esta terça-feira.

Também está prevista uma reunião de Merkel, May e Macron para analisar esta decisão de Trump.

 Esta decisão dos Estados Unidos vai aumentar ainda mais a tensão no Médio Oriente.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *