Mundo
Trump quer ampliar centros de detenção para imigrantes antes de expulsão
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, planeia construir ou ampliar grandes centros onde imigrantes sem documentos ficarão detidos antes da deportação, segundo a imprensa internacional, que cita várias fontes não-identificadas com conhecimento desses planos.
Uma das opções é expandir as chamadas prisões de condado, indicou no sábado a estação televisiva norte-americana, que não especificou onde seriam os novos grandes centros, mas assegurou que os responsáveis da Segurança Interna já identificaram várias cidades, presumivelmente próximas da fronteira com o México.
Para que as deportações possam ser levadas a cabo, Trump terá de tornar obrigatória a detenção dos imigrantes indocumentados, que são frequentemente libertados devido à falta de recursos federais para os manter. Para criar essa obrigatoriedade de detenção, está a ponderar emitir uma ordem executiva.
O financiamento de todo o plano de detenção e deportação apresenta-se agora como o principal obstáculo, e a imprensa internacional afirmou que os conselheiros de Trump estão a explorar duas vias: a primeira é retirar fundos de outras agências federais e a segunda declarar uma “emergência nacional” para obter fundos do Pentágono, algo que Trump já fe