Connect with us

Mundo

Trump quer acabar com cidadania dada a bebés nascidos nos EUA filhos de imigrantes

Numa entrevista ao Axios, o presidente dos Estados Unidos admite assinar uma ordem executiva para acabar com o direito à cidadania norte-americana dos bebés nascidos de pais imigrantes.

Published

on

A entrevista faz parte de um documentário que começou a ser exibido na HBO, feito pelo jornal Axios. “Somos o único país no mundo onde se uma pessoa chega e tem um bebé, esse bebé é um cidadão norte-americano, com todos os benefícios. É ridículo, ridículo. E tem de acabar.”

Segundo o Axios, há pelo menos mais 30 países no mundo onde os bebés nascidos no território têm direito a cidadania de forma automática, independentemente da nacionalidade dos pais.

Trump vai mais longe e admite que pode alterar a lei com uma simples ordem executiva, ou seja, sem passar pelo Congresso, e muito menos por uma alteração da Constituição.

“Sempre me disseram que era preciso fazer uma emenda constitucional. Mas sabem? Afinal não é. Pode ser feito, com toda a certeza, com a aprovação do Congresso, mas agora já me dizem que basta uma ordem executiva” [ou seja, uma decisão apenas do presidente]. Garante o Presidente: “Está a andar e vai ser feito… com uma ordem executiva”.

A 14ª emenda da Constituição dos Estados Unidos da América diz: “Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos da América, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãos dos Estados Unidos e do Estado onde residem.”

DN

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *