Mundo
Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca: “você está a brincar com a Terceira Guerra Mundial”
Durante conferência de imprensa, por ocasião da visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, à Casa Branca, esta sexta-feira, 28, Donald Trump e o seu homólogo promoveram um festival de acusações televisionado por todo mundo.
Segundo os vídeos postos a circular, o Presidente dos Estados Unidos acusou Zelensky de estar a “brincar com a Terceira Guerra Mundial” e que o mesmo não tem “uma carta na manga” para chegar a um acordo de cessar-fogo com a Rússia.
Aos gritos, no Salão Oval da Casa Branca, Trump disse que o presidente ucraniano “deveria ser grato”:
“Ou você faz um acordo ou estaremos fora!”, ameaçou.
Por sua vez, Volodymyr Zelensky, declarou ao chefe máximo dos Estados Unidos da América que não deve haver “concessões” com o presidente russo, Vladimir Putin.
De seguida, apresentou imagens da guerra, acusando Putin de “assassino”. Ao final acrescentou: “acho que o presidente Trump está do nosso lado”.
No início da semana, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou que iria reunir-se com o homólogo norte-americano, Donald Trump, em Washington, hoje, para finalizar um acordo sobre a exploração de minerais ucranianos.
Nos últimos dias, Donald Trump exigiu o acesso a minerais estratégicos ucranianos para compensar os milhares de milhões de dólares pagos a Kiev durante a administração do ex-Presidente Joe Biden em ajuda militar.