Mundo
Trump diz que ataque ao Irão foi como Hiroshima e Nagasaki
O presidente dos Estados Unidos, comparou, esta quarta-feira, 25, os ataques levados a cabo contra as instalações nucleares do Irão com as bombas atómicas que foram lançadas sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial.
Donald Trump considerou que “foi essencialmente a mesma coisa”.
O líder da nação mais poderosa do mundo disse, à margem da cimeira da NATO, que decore em Haia, nos pises Baixos, referiu que “não quero usar o exemplo de Hiroshima, não quero usar o exemplo de Nagasaki, mas foi essencialmente a mesma coisa, acabou com uma guerra”.
O responsável assumiu, contudo, que os dados que se seguiram aos ataques às infra-estruturas nucleares iranianas foram inconclusivos, ainda que tenha dado conta de que os “danos podem ter sido graves”.
Donald Trump disse ainda que “os serviços secretos foram muito inconclusivos, e que os serviços secretos dizem que não sabem, mas que os danos podem ter sido muito graves. É isso que os serviços secretos sugerem”, disse.
“Foi muito grave. Houve destruição”, complementou.
“Acredito que foi uma obliteração total, acredito que eles não tiveram hipótese de fazer nada, porque agimos rapidamente. É difícil remover esse tipo de material – muito difícil e muito perigoso”, disse.
Confessou, ainda assim, sentir-se “muito orgulhoso” de Israel e do Irão, tendo em conta o acordo de cessar-fogo alcançado, que está “a correr muito bem”.