Ligar-se a nós

Mundo

Trump autoriza empresas norte-americanas a pagarem suborno a governos estrangeiros

Publicado

em

Donald Trump assinou uma ordem executiva que suspende uma lei que proíbe as empresas norte-americanas de pagarem subornos a governos estrangeiros.

O republicano defendeu a decisão, dizendo que traria “muito mais negócios para os EUA”, disse aos jornalistas no salão oval da Presidência dos Estados Unidos.

No documento, o Governo defendeu que a segurança nacional dos Estados Unidos depende do país e das empresas norte-americanas obterem “vantagens comerciais estratégicas em todo o mundo”.

A decisão, assinada nesta segunda-feira, congela também os processos criminais contra os norte-americanos acusados de violar a lei, que está em vigor desde 1977.

Noutra decisão polémica, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu ontem o principal funcionário da agência responsável pela ética do governo federal, o Gabinete de Ética Governamental dos EUA, David Huitema.

O gabinete publicou no seu site que Trump tinha demitido o seu director, David Huitema, após o anúncio de Hampton Dellinger, que interpôs hoje uma acção judicial, alegando que foi ilegalmente afastado do cargo de chefe do Gabinete do Conselheiro Especial dos Estados Unidos.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD