Connect with us

Mundo

Trump anuncia que a Coreia do Norte libertou três americanos

Published

on

O presidente americano, Donald Trump, anunciou hoje que a Coreia do Norte libertou os três americanos presos no país, que viajam de regresso aos EUA no avião do secretário de Estado, Mike Pompeo, ação interpretada como um gesto de boa vontade por parte de Pyongyang.

“Estou satisfeito de informar que o secretário de Estado, Mike Pompeo, está a viajar e de regresso da Coreia do Norte com os três maravilhosos senhores que o mundo todo deseja ver. Parecem estar em boas condições”, disse Trump na sua conta do Twitter.

O líder afirmou que vão aterrissar na madrugada de quarta a quinta-feira na base aérea de Andrews, nos arredores de Washington, e que ele estará lá “para os cumprimentar”.

Os três americanos estavam acusados de espionagem ou “atos hostis” contra o regime norte-coreano e estavam detidos como prisioneiros de guerra.

Os três presos são Kim Dong-chul, de 64 anos; Kim Sang-duk, de 58, e Kim Hak-song, que ronda os 60, todos nascidos na Coreia do Sul e que posteriormente adquiriram a nacionalidade americana.

Pompeo viajou para Pyongyang para preparar o histórico encontro entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, que se espera que se produza nas próximas semanas num lugar ainda por precisar.

Na sua mensagem na rede social, o presidente americano acrescentou que o encontro entre Pompeo e Kim foi “bom” e ressaltou que o lugar e a data já estão definidos.

Até agora, a Casa Branca disse que a reunião entre Trump e Kim será no final de maio ou princípios de junho e que se estavam a analisar vários palcos, entre os quais Singapura e a fronteira entre as duas Coreias, pela qual Trump expressou a sua preferência.

Este histórico encontro será o primeiro entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte após quase 70 anos de confronto que começou com a Guerra da Coreia (1950-1953) e mais de um quarto de século de fracassadas negociações.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *