Mercados
Trocas comerciais entre Angola e Bélgica atingem USD 900 milhões
O volume de negócios nas trocas comerciais entre Angola e Reino da Bélgica atingiram, no último ano, os USD 900 milhões, níveis superiores aos anteriores à época da covid 19.
A informação foi avançada pelo embaixador da Belgica em Angola, Jozef Smets, no final da audiência que lhe foi concedida na última sexta-feira, pela Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, em Luanda.
Jozef Smets acrescentou que isso deveu-se a intensidade nas relações entre os dois países, tendo esclarecido que Angola exportou produtos avaliados em 600 milhões de dólares para a Bélgica, enquanto o parceiro europeu vendeu mercadorias no valor de 300 milhões.
O diplomata disse ainda que as transacções foram essencialmente nos domínios portuário, ligações aéreas e desminagem, com maior incidência nas províncias do Uíge, Cuanza Norte e Cuanza Sul.
O embaixador do Reino da Bélgica informou que foram igualmente abordadas, na audiência, questões como a organização de autarquias, a promoção da igualdade do género, o controlo da inflação e a importância na sociedade civil no fortalecimento da democracia.
O diplomata enalteceu também o papel da diplomacia angolana na promoção da paz e a estabilidade na República Democrática do Congo (RDC), onde, “infelizmente, ainda actuam grupos armados”.