Ligar-se a nós

África

Tribunal Penal Internacional convoca testemunhas da violência no Leste da RDC

Publicado

em

O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) convocou testemunhas sobre a violência em Goma e arredores. Pelo menos dois mil corpos foram enterrados e outros 900 estão em necrotérios e hospitais. Alguns corpos ainda jazem nas ruas.

O TPI está pedindo às vítimas, testemunhas, sociedade civil, organizações internacionais e autoridades nacionais que forneçam evidências dos crimes.

“Em Outubro de 2024, o promotor Karim A.A. Khan KC anunciou que o Escritório está renovando os seus esforços de investigação na RDC, com foco prioritário nos supostos crimes do Estatuto de Roma cometidos em Kivu do Norte desde 1º de Janeiro de 2022. Esta investigação está activa e continua com urgência e foco”, dizia o comunicado.

A investigação do TPI cobre crimes em Kivu-Norte desde 1º de Janeiro de 2022. O inquérito se concentra nos confrontos entre o exército congolês e o M23, bem como na violência no leste da RDC, especialmente em Goma.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD