África
Tribunal Penal Internacional convoca testemunhas da violência no Leste da RDC
O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) convocou testemunhas sobre a violência em Goma e arredores. Pelo menos dois mil corpos foram enterrados e outros 900 estão em necrotérios e hospitais. Alguns corpos ainda jazem nas ruas.
O TPI está pedindo às vítimas, testemunhas, sociedade civil, organizações internacionais e autoridades nacionais que forneçam evidências dos crimes.
“Em Outubro de 2024, o promotor Karim A.A. Khan KC anunciou que o Escritório está renovando os seus esforços de investigação na RDC, com foco prioritário nos supostos crimes do Estatuto de Roma cometidos em Kivu do Norte desde 1º de Janeiro de 2022. Esta investigação está activa e continua com urgência e foco”, dizia o comunicado.
A investigação do TPI cobre crimes em Kivu-Norte desde 1º de Janeiro de 2022. O inquérito se concentra nos confrontos entre o exército congolês e o M23, bem como na violência no leste da RDC, especialmente em Goma.
Continuar a ler