África
Tribunal da Namíbia concede aos partidos da oposição acesso a dados eleitorais
Um tribunal na Namíbia concedeu esta sexta-feira a dois partidos da oposição o direito de inspeccionar o material da recente eleição disputada do país, depois de terem alegado possíveis irregularidades nas eleições presidenciais e parlamentares realizadas em 27 de Novembro.
O Partido do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), ganhou os dois votos, estendendo o seu controle de 34 anos no poder.
Os Patriotas Independentes pela Mudança se juntaram ao Movimento dos Sem-Terra na tentativa judicial de a cessar os dados, afirmando que queriam vê-lo para fundamentar suas alegações e potencialmente lançar um desafio legal contra a validade da eleição.
Após a decisão na manhã desta sexta-feira, o tribunal eleitoral da Namíbia ordenou que a comissão eleitoral fornecesse as informações aos partidos até a próxima semana, incluindo a documentação do número de votos expressos e contados em cada secção eleitoral.
A eleição foi marcada pela escassez de cédulas e desafios técnicos que resultaram em secções eleitorais abertas por até três dias em algumas áreas.
A comissão eleitoral da Namíbia declarou a votação livre e justa.
A presidente eleita, Netumbo Nandi-Ndaitwah, deve assumir o cargo em Março, tornando-se a primeira mulher presidente do país.