Connect with us

Politica

Tribunal Constitucional: vice presidente e juiz conselheiro empossados hoje

Published

on

Victória Manuel da Silva Izata foi empossada esta sexta-feira, 20, como juíza conselheira vice-presidente do Tribunal Constitucional, conforme o Correio da Kianda havia avançado há dois meses.

Na cerimónia dirigida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Salão Nobre do Palácio Presidencial, Vitorino Domingos Hossi foi igualmente empossado como juiz conselheiro do referido tribunal superior.

Durante o acto, o Chefe de Estado angolano destacou o facto de “constituir uma grande honra pertencer a uma instância como o Tribunal Constitucional, mas que tal condição pressupõe, simultaneamente, uma responsabilidade muito elevada”, lembrando ainda “a necessidade de pautarem os seus actos nos estritos limites da Lei e da Constituição da República”.

Assim, Victória Manuel da Silva Izata substitui a juíza conselheira e vice-presidente do Tribunal Constitucional, Guilhermina Contreiras da Costa Prata, que foi jubilada, no passado dia 04 de Novembro, por limite de idade, direito garantido pela Constituição da República aos juízes de qualquer jurisdição quando completam 70 anos.

De quem se fala para substituir Guilhermina Prata no Tribunal Constitucional?

 

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.