Mundo
Tribunal Constitucional da Roménia ordena recontagem de votos das eleições
O Tribunal Constitucional da Roménia ordenou hoje uma recontagem dos votos da primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no Domingo, 24, após a vitória surpresa de um candidato pró-Rússia de extrema-direita e a eliminação do primeiro-ministro.
De acordo com um comunicado hoje divulgado, o tribunal, convocado por um pedido de anulação da votação por parte de um dos candidatos, “ordenou por unanimidade a verificação e recontagem de todos os boletins de voto”, tendo como previsão reunir-se novamente na sexta-feira, 29.
Cristian Terhes, eurodeputado de extrema-direita que ficou em nono lugar na votação de domingo, acusa um dos partidos de ter continuado a fazer campanha ‘online’ após o prazo autorizado.
Terhes acredita que isso pode ter favorecido Elena Lasconi, autarca centrista de uma pequena cidade, que ficou em segundo lugar, logo à frente do primeiro-ministro, Marcel Ciolacu, que se viu excluído da corrida apesar de ser o favorito nas sondagens.
O Tribunal Constitucional rejeitou um outro recurso, recebido “tardiamente”, que denunciava o financiamento pouco transparente da campanha de Calin Georgescu, que inesperadamente ficou em primeiro lugar na primeira volta das eleições.