Connect with us

Justiça

Tribunal absolve ex-director do Jornal de Angola

Redação

Published

on

O antigo director do Jornal de Angola (JA), José Ribeiro, foi nesta sexta-feira (29) absolvido pelo Tribunal Provincial de Luanda do crime de injúria e difamação, de que foi acusado pelo candidato a bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), nas eleições de 2017, Barnabé Raimundo.

José Ribeiro, também antigo Presidente do Conselho de Administração das Edições Novembro, que tutela o JA, foi arrolado num processo judicial, devido a uma matéria jornalística da autoria da jornalista Kátia Ramos e publicada no JA a 9 de Maio de 2017, que dava conta que Barnabé Raimundo havia sido excluído do pleito.

No texto, a jornalista relatou as razões da exclusão do candidato, citando correctamente o presidente da Comissão Eleitoral (CE), António Caldas, com as devidas aspas, como mandam as regras do jornalismo.

Hoje, no acórdão lido em primeira instância, pelo juiz Adélio Chocolate, foi igualmente absolvido António Caldas, enquanto Kátia Ramos (jornalista) e Sebastião Ventura (membro da Ordem dos Engenheiros de Angola), foram condenados a 35 dias de prisão, convertidos em multa e indeminização de kz.25 milhões (vinte e cinco milhões de kwanzas) para o ofendido.

Inconformados com a decisão do juiz, os advogados de defesa interpuseram recurso com efeitos suspensivos ao Tribunal Supremo.

Barnabé Raimundo intentou acção judicial por considerar caluniosas as razões apresentadas por António Caldas, da sua exclusão do pleito, na cerimónia pública em que o vencedor, o engenheiro Augusto Paulino Neto, tomou posse como novo bastonário da ordem.

O ex-director e PCA do Jornal de Angola foi exonerado em Novembro de 2017.

 

C/ Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD