Sociedade
Tribunais Supremo e de Contas terão novos juízes nos próximos dias
Oito novos juízes conselheiros vão reforçar o Tribunal Supremo e quatro outros o Tribunal de Contas, para aumentar o desempenho destas instituições.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, 18, pelo presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ).
Joel Leonardo que discursava na abertura da segunda sessão extraordinária do plenário do CSMJ, que contou com a presença da presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, disse que com a entrada de novos juízes conselheiros do Tribunal Supremo, foram já julgados, este ano, por esta instituição 600 processos criminais, estando em curso, na primeira instância, “vários processos mediáticos inéditos na República de Angola”.
Joel Leonardo anunciou também a admissão de mais quatro juízes conselheiros do Tribunal de Contas, devido à aproximação do fim de mandato de alguns venerandos conselheiros daquela instância.
O presidente do CSMJ, igualmente presidente do Tribunal Supremo, destacou ainda que está concluído o processo de implementação do cofre geral dos tribunais, “pronto para arrancar”, sendo um teste para a “verdadeira independência e autonomia administrativa e financeira”.
“Não foi um parto fácil, vamos agora arregaçar as mangas para que o cofre venha acudir situações que ainda emperram o bom funcionamento dos nossos tribunais”, enfatizou.