Sociedade
Três crianças são abusadas sexualmente por dia no país
Três crianças são abusadas sexualmente por dia, em média, no país. O dado foi avançado pelo Director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalessi.
O responsável avançou que até o mês de Outubro deste ano foram registados 993 casos de crianças abusadas sexualmente. De acordo com Paulo Kalessi, como meio de prevenção, o INAC vai lançar no próximo ano (2024) uma campanha, para divulgação das características de um pedófilo.
Jovem detido por violar crianças
Um jovem de 36 anos foi detido, sábado, por efectivos da Esquadra do Camama, em Luanda, por ter violado duas crianças, uma das quais está grávida.
O porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, superintende Nestor Goubel, explicou que os abusos sexuais ocorreram, desde 2021, altura em que as crianças tinham nove anos, no bairro Simone, em casa do detido, que vivia sozinho.
Nestor Goubel explicou que a detenção foi feita no âmbito da operação “Okuliandja”, que visa evitar ocorrências delituosas durante e depois da quadra festiva.
As crianças, acrescentou, eram aliciadas com 500 kwanzas cada, estando uma delas com cinco meses de gestação. Segundo Nestor Goubel, para silenciar as crianças, o detido, que é ancião de uma paróquia da Igreja do Sétimo Dia, ameaçava-as que iria matar os pais, caso contassem aos familiares o que sucedia.
O detido confessou a autoria do crime, tendo acrescentado que continuou com os abusos sexuais porque se tornou hábito e que se envolvia sexualmente com as meninas duas vezes por semana.
A mãe da menina que ficou grávida, de 42 anos, explicou que nada fazia crer que a filha era abusada sexualmente, tendo descoberto, apenas, na sexta-feira, de noite, quando regressou do mercado onde comercializa vários produtos, tendo notado que ela estava concebida.