Connect with us

Economia

Transportes: ENBI busca apoio da UNITEL para operacionalização dos bilhetes dos autocarros públicos

Published

on

Uma delegação da Empresa Nacional de Bilhética Integrada, liderada pelo Presidente da Comissão Executiva, Mário Nsingi, manteve um encontro de trabalho com o PCE da UNITEL, Miguel Geraldes, em busca de parceria para suporte tecnológico ao Sistema Nacional de Bilhética Integrada. O objectivo é que a operadora de telefonia apoie na gestão tecnológica da nova empresa do sector dos transportes.

A reunião, ocorrida na última terça-feira, em Luanda, está enquadrada no leque de acções consideradas estratégicas de operacionalização dos títulos de transportes para o desenvolvimento do modelo e plano de negócio da Empresa Nacional de Bilhética Integrada.

O responsável da ENBI apresentou a arquitectura de comunicação do SNBI, bem como os principais processos que caracterizam o negócio da ENBI, que assenta na rede 4G da operadora UNITEL.

Por sua vez, o PCE da UNITEL, Miguel Geraldes, garantiu que a empresa de telefonia móvel  está interessada em trabalhar e apoiar a Empresa Nacional de Bilhética Integrada, sendo “neste desafio para bem do país e das populações utilizadoras dos serviços públicos de transportes, visto que existem capacidade técnicas instaladas para resposta às necessidades da ENBI”.

“A ENBI pretende que a operadora UNITEL actue não só como provedor estratégico de comunicações mas também como parceira comercial estratégica através da comercialização dos seus produtos, recorrendo à sua vasta rede de agentes espalhados por todo país, que se estimam em cerca de 40 mil” afirmou o PCE da operadora de telefonia móvel UNITEL, Miguel Geraldes.

O Sistema Nacional de Bilhética Integrada encontra-se implementado em mais de 800 autocarros das operadoras concessionadas nas províncias de Luanda e da Huíla, há mais de 15 meses, suportados por uma rede 4G pública da operadora UNITEL que permite a comunicação de toda informação de recolhida nos autocarros ao Datacenter da ENBI quando estes chegam às suas bases no final do dia de operação.

Com a parceria, A ENBI pretende que a UNITEL estabeleça uma Rede Privada de comunicações 4/5G que permita a transmissão desta informação em tempo real, permitindo a compra de créditos por via de aplicativos informáticos, com maior segurança e comodidade por parte dos passageiros, consulta de saldo, obter informações úteis sobre produtos, bem como a possibilidade de cada passageiro acompanhar a localização e posição do autocarro em tempo real.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *