Connect with us

Politica

Transportes: Delegação da Zâmbia composta por dois ministros reúne hoje em Luanda

Avatar

Published

on

Uma delegação da Zâmbia reúne-se hoje, às 15h, no salão nobre do Ministério das Relações Exteriores, com os ministros dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu e da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, informa o comunicado enviado ao Correio da Kianda.

A equipa de trabalho da Zâmbia é integrada por dois ministros, designadamente, Vicent Mwale e Lole Mututwe, da Habitação e Infra-estruturas, e Transportes e Comunicação, respectivamente, além de quadros seniores dos dois departamentos ministeriais daquele país vizinho.

Nesta sexta-feira, 23, a delegação irá deslocar-se ao Lobito, em Benguela, onde se encontram as infra-estruturas que compõe o Corredor de Desenvolvimento Económico do Lobito, que transcende as fronteiras nacional, aonde existem interesses zambianos.

Integram igualmente a delegação angolana os Secretários de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue, o Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil Marítimo e Portuário, Carlos Borges, bem como o Secretário de Estado das Obras Públicas, Carlos Santos.

Histórico

Aos 14 de Novembro de 2018, foi mantida uma discussão bilateral entre os Governos de Angola e da Zâmbia, representados pelos titulares dos sectores da Construção/Infra-estruturas e Transportes, com vista ao desenvolvimento de projectos prioritários que visassem a melhoria da conectividade das redes de comunicação rodoviária, ferroviária, fluvial e aviação civil dos dois países vizinhos.

Transcorridos aproximadamente dois anos desde que o acordo foi assinado, “afigura-se necessário que as partes analisem o grau de cumprimento das acções desenvolvidas neste âmbito”, diz o comunicado.

No mês de Maio de 2019, as autoridades de aviação civil de ambos países rubricaram um acordo (MOU) visando o incremento de frequências semanais de voos entre os dois países, para um total de sete.

“Foi concluído o Estudo Preliminar de Viabilidade do Projecto de Construção do Ramal Ferroviário de Ligação do CFB à Zâmbia, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), partindo da localidade de Luacano, província do Moxico até ao posto fronteiriço de Jimbe, com uma extensão de 259km. Como solução alternativa e dada a sua importância, o Governo decidiu eleger este projecto como prioritário no âmbito das Parcerias Público Privadas”, finaliza a nota.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (80)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD