Sociedade
Transporte público com novas rotas em Luanda
O Governo Provincial de Luanda definiu, nesta terça-feira, 18, as novas rotas para os operadores de transportes públicos com vista a facilitar a mobilidade dos munícipes, tendo em conta a situação de Calamidade Pública a nível do país, por força da covid-19.
Segundo uma nota do GPL, essa medida é consequência das várias irregularidades praticadas por alguns operadores da província de Luanda, como a redução do número de autocarros em circulação, cobrança indevida do valor estipulado pelo Ministério das Finanças, bem como a lotação acima dos 50 por cento do exigido.
Foram definidas as rotas Avenidas 21 de Janeiro (Academia do primeiro de Agosto/ENAPP e e-Enad), Deolinda Rodrigues (largo das Escolas/Catete/Quiçama), Fidel de Castro (Vila de Cacuco/Benfica), Estrada da Samba ( largo Lumeji/Mutamba/Benfica).
Constam ainda a Avenida Pedro de Castro (Shoprite do Palanca/Benfica), Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco/ Porto), Mutamba/ Aeroporto/Vila do Gamek), estrada do Zango (Zango-5/Centralidade 8000/Vila de Viana), Mercado do São Paulo/Vila do Gamek) e Benfica/Ramiros/Cabo Ledo, lê-se ainda na nota.
O governo provincial informa ainda que está em curso um trabalho de aprimoramento de mecanismos de fiscalização dos cidadãos e denúncias de irregularidades, para que se possa cumprir o acordado com os operadores na circulação nas diferentes vias de Luanda.
Como alternativa foi disponibilizado a linha telefónica 111 do Centro Integrado de Segurança Publica (ISP), bem como os terminais 928582424 e 928518212, para denúncias que vão deste o incumprimento das normas de bio-segurança, bem como das irregularidades cometidas pelos operadores.
A nível da Província de Luanda estão em circulação 325 autocarros distribuídos pelas operadoras TCUL, Angoaustral, Angoreal, Macon, Rosalina Express e Cidralia.
Por Angop