Ligar-se a nós

Cultura

Transformação do antigo edifício da AN em espaço cultural é “lufada de ar fresco”

Publicado

em

A transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em espaço de música e teatro é uma “lufada de ar fresco”. Esta posição foi manifestada, hoje, por Adérito Rodrigues “BI”, director do Circuito Internacional do Teatro.

O responsável cultural reagia aos pronunciamentos do Presidente da República, João Lourenço, no discurso sobre o Estado da Nação que anunciou o local artístico aos fazedores da cultura.

Adérito Rodrigues interpreta esse anúncio como orientação ao Ministério da Cultura no sentido de resolver a carência de salas de teatro com o que o sector se debate, em Luanda.

“Penso que para nós enquanto fazedores vem para ser uma lufada de ar fresco no sentido de estarmos a passar um momento muito difícil por não termos salas para exibir o nosso trabalho. Que sejam outras mais reabilitadas, pois essa escassez vem prejudicar o movimento cultural. É hora de termos salas condignas”, disse.

Nos últimos tempos, Luanda tem sido a capital do Circuito Internacional do Teatro com a exibição de peças teatrais de grupos nacionais e internacionais.

Adérito Rodrigues considera que a escassez de salas continua a ser a “principal dor de cabeça e calcanhar de Aquiles” de todas as edições do projecto.

“A escassez de salas à nível de Luanda é um calcanhar de Aquiles, mas vamos trabalhando com parcerias, como o Elinga Teatro, para realizar o Circuito Internacional de Teatro. Batemos cabeça, tentamos procurar espaço. Recebemos companhias estrangeiras, no circuito, próximo ano vamos celebrar dez anos e já temos confirmados grupos de Portugal, Moçambique e Brasil é um grande desafio”, disse, o director do Circuito Internacional do Teatro.

Recordar que o teatro já foi uma das manifestações culturais mais vistas em Angola, principalmente no princípio dos anos 2000 com programas de rádio novela “Kamatondo” da Rádio Nacional de Angola e “Em Cena” da Televisão Pública (TPA).




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD