Connect with us

Economia

Transformação digital nas MPMEs reúne especialistas de múltiplas áreas

Published

on

Arranca na manhã desta quarta-feira, 20, em Luanda, um ciclo de conferências em que especialistas de várias áreas vão sobre a transformação digital no país, com incidência nas áreas da banca, telefonia, indústria, agronegócio, transportes, seguro entre outros.

Além dos ministros da Economia e Planeamento, Mário Caetano João e das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Socal, Manuel Homem, a conferência conta igualmente com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Zona Economica Especial Luanda-Bengo e da AIPEX, António Henrique da Silva, cuja intervenção no painel sobre investimentos a produção nacional com foco nas MPMEs, será sobre a captação de investimentos.

A primeira intervenção, de acordo com o programa do evento, a que o Correio da Kianda teve acesso, será do PCA do INAPEM, Arnito Agostinho, que fará apresentação do relatório sobre as MPMEs no pais, seguido da apresentação do primeiro estudo sobre maturidade digital das empresas angolanas, pelo representante do Instituto de Transformação digital do Brasil.

O primeiro painel do evento vai reflectir sobre Tecnologia da Informação para a transformação das MPMEs e contará com intervenção da Engenheira informática, Alice Cabral, doente universitária, do chefe de Operações da Angola Telecom, José Neto e de representantes da OMNIDATA e do Instituto do Fomento da Sociedade de Informação.

O impacto que a transformação digital na China causa no mundo é tema que vai anteceder o segundo painel, que vai olhar para a banca. À mesa do presidium estarão representantes do Banco Nacional de Angola, do Banco Atlântico, da operadora UNITEL e da Agencia de Proteção de Dados.

Na quinta-feira 21, o primeiro painel será sobre Investimentos a produção com foco nas MPMEs, para o qual estão convidadas quatro entidades. O PCA da ZEE∕AIPEX, António Henriques da Silva, para falar da captação de investimentos às MPMEs, de António Sozinho que em representação do Banco Angolano de Desenvolvimento falará de Financiamento Interno a produção, ainda do PCA do FACRA, Teodoro Poulson, para abordar o capital de risco no fomento da produção nacional, além do empresário Agostinho Kapaia.

A Industrialização digital será tema do sendo painel, que deverá cingir-se ao Agro-negócio, ao Transporte e logística, bem como ao Código de Barras de Angola.

O INAPEM, O Guiché Único do Empreendedor (BUE) e a Agência Geral Tributária (AGT) farão parte do último painel do dia, para analisar o passado, o presente e o Futuro do Agro-negócio em Angola, na era da transformação Digital.

O terceiro dia de conferencias vai olhar para o sector da cultura, por esta razão o ministro Jomo Fortunato fará p discurso de abertura.
O primeiro painel vai olhar para a transformação digital nos sectores do comércio, da Saúde, Seguros, Logistica, transporte e mobilidade, estando convidados responsáveis de empresas que actuam nestes sectores de atividade.

Mulheres e o empreendedorismo é tema do segundo painel, a ser moderado pela jornalista Ana Sinilei.

Modelos de Financiamento à cultura será o tema do terceiro painel, através do qual o economista Augusto Fernandes, o empresário Horácio Mosquito, o Actor Costa Vilola o cantor Fábio, vão discutir a volta das novas fontes de financiamento.

O representante do INFOSI vai abordar, na sexta-feira, 22, o tema o futuro da transformação digital nas MPMEs em Angola, ao passo que no sábado 23, está prevista uma feira de apresentação e avaliação de projectos, entre outros momentos cultura

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (25)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania